Nossos Projetos de Pesquisa

Citrus

A reverse-ecology framework to uncover the potential metabolic interplay among ‘Candidatus Liberibacter’ species, citrus hosts and psyllid vector

As espécies de ‘Candidatus Liberibacter’ desenvolveram uma dependência de nutrientes e metabólitos essenciais da célula hospedeira devido a uma grande redução genômica. Ainda assim, é difícil determinar exatamente quais nutrientes são adquiridos e se há uma dependência metabólica real. Utilizamos um modelo de ecologia reversa para explorar as possíveis interações metabólicas entre ‘Ca. Liberibacter’, a planta cítrica e o psilídeo Diaphorina citri no contexto da pirâmide da doença huanglongbing. Nossos resultados indicam que os hospedeiros (citrus e psilídeo) tendem a suprir as necessidades nutricionais de ‘Ca. Liberibacter’, sugerindo que o metabolismo do patógeno está fortemente integrado ao dos hospedeiros.

Saiba Mais
Citrus

Estratégias genômicas e computacionais para otimizar a seleção de microrganismos com potencial pré e probiótico na suinocultura

Este trabalho propõe uma abordagem inovadora baseada em ferramentas genômicas e bioinformáticas para a seleção de microrganismos com potencial pré e probiótico voltados à saúde intestinal e ao desempenho produtivo de suínos. Diante da complexidade e diversidade da microbiota animal, e da ineficiência dos métodos tradicionais de seleção — normalmente onerosos, demorados e pouco precisos — o estudo apresenta uma alternativa moderna e personalizada, fundamentada em modelagem computacional e ecologia reversa.

Saiba Mais
Citrus

Expressão heteróloga de proteínas de bactérias de crescimento lento para o biocontrole de fitopatógenos

Todos os anos, de 20 a 40% da produção alimentar é perdida devido a uma ampla gama de pragas e doenças agrícolas, que enfrentam várias medidas para controle, contando com práticas físicas, químicas e biológicas. As práticas físicas são pouco efetivas, as práticas químicas são as mais comuns, porém onerosas e danosas ao meio ambiente, sendo as práticas biológicas apontadas como uma medida mais sustentável. A utilização de bactérias benéficas às plantas é uma prática sustentável que já vem sendo explorada de diversas maneiras, porém, são muito limitadas a uma pequena parcela de bactérias, menos de 1%, devido às dificuldades de cultivo, interações estabelecidas com outros organismos e tempo de crescimento. Sendo assim, a grande maioria do potencial biotecnológico bacteriano continua inexplorado devido ao desconhecimento das condições de cultivo, o longo tempo necessário para o crescimento e/ou maiores custos para cultivos. Uma forma de sobrepujar alguns desses empecilhos é fazendo uso da expressão heteróloga de enzimas codificadas por bactérias de crescimento lento que são prejudiciais aos fitopatógenos, uma abordagem promissora e pouco explorada. A expressão heteróloga de proteínas tem vários benefícios, como a produção do composto de interesse em grande escala e em período curto de tempo. Além disso, essa abordagem permite sobrepujar as dificuldades encontradas na exploração da grande diversidade de bactérias ao dispensar o seu cultivo em condições laboratoriais, uma vez que apenas a informação genética das bactérias é necessária para a realização da expressão heteróloga.

Saiba Mais